"... Antes da Revoluçao Industrial, a atmosfera terrestre continha cerca de 280 partes por milhao de dioxido de carbono. Era uma quantidade toleravel. Como a estrutura molecular do dioxido de carbono retem junto a superficie do planeta calor que, de outro modo, seria irradiado de volta para o espaço, a civilizaçao cresceu num mundo cujo termostato estava regulado para aquele valor. Correspondia a uma temperatura media global de cerca de 14 graus C que, por sua vez, influenciou todos os locais onde construimos cidades, todas as culturas agricolas que aprendemos a explorar, todas as provisoes de agua das quais nos habituámos e ate a passagem das estaçoes que, nas latitudes mais altas, determinam os calendarios psicologicos.
A partir do momento em que comecamos a consumir carvao, gas e petroleo para dar luz as nossas vidas, esse valor começou a subir. Quando iniciamos as mediçoes em finais da decada de 1950, ja ele chegara aos 315. Agora, encontra-se a 380 e aumenta cerca de duas partes por milhao por ano. Nao parece muito, mas o calor adicionalque o CO2 captura ( um par de watts por metro quadrado de superficie de Terra) é suficiente para aquecer muito o planeta. Ja provocamos um aumento da temperatura media de quase um grau. É impossivel prever com exactidao as consequencias de qualquer aumento suplementar de CO2 na atmosfera, mas o aquecimento ja registado iniciou o descongelamento de quase tudo o que havia congelado sobre a Terra, alterou as estaçoes e osnao sera padroes de pluviosidade e provocou a subida dos niveis do mar.
Agora, independentemente do que façamos, esse aquecimento ira aumentar, embora o efeito que o calor desempenha na atmosfera demore a manifestar-se. Ou seja, nao podemos travar o aquecimento global. A nossa tarefa é menos inspiradora: refrear os danos, impedir o descontrolo total. E nem isso é facil. Até há pouco tempo nao havia dados claros que indicassem o ponto em que a catastrofe se torna inevitavel. Agora temos um quadro mais bem definido..."
National Geographic Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário